Imagine se você pudesse se submeter a uma cirurgia de próstata com menos dor, menor tempo de recuperação e resultados mais precisos. Para muitos homens, o diagnóstico de doenças prostáticas é motivo de preocupação e ansiedade. No entanto, vale ressaltar que avanços tecnológicos revolucionaram o campo da urologia nos últimos anos. Nesse contexto, a cirurgia robótica de próstata se destaca como uma opção cada vez mais popular e eficiente para o tratamento dessas condições.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A cirurgia robótica de próstata é um procedimento inovador que utiliza uma plataforma cirúrgica assistida por robô para auxiliar os cirurgiões durante a operação. Ao contrário das técnicas tradicionais, nas quais os cirurgiões executam procedimentos por meio de incisões maiores e utilizando suas próprias mãos, a cirurgia robótica proporciona uma abordagem minimamente invasiva. Nessa abordagem, os cirurgiões realizam pequenas punções no abdômen (cortes muito pequenos de 1 a 3 cm), através das quais eles inserem instrumentos cirúrgicos e uma câmera de alta definição.
Os braços robóticos são equipados com instrumentos cirúrgicos que permitem ao cirurgião e sua equipe realizar a operação com grande precisão e controle, possui visão 3D com aumento até de 10x . A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura cerca de 2 horas.
Essa tecnologia avançada permite ao cirurgião uma visualização tridimensional ampliada e uma precisão milimétrica durante todo o procedimento. Indicada para homens com câncer de próstata localizado, ou seja, que não se encontram para outros órgãos, a cirurgia também é utilizada para tratar tumores renais e câncer de bexiga. Ainda aumento benigno da próstata em casos selecionados.
Os principais benefícios da cirurgia robótica de próstata incluem:
● Menor incisão – as punções são muito pequenas, o que resulta em menos dor e melhores resultados estéticos no pós-operatório cicatrização;
● Visualização mais ampliada do campo cirúrgico – os braços robóticos permitem ao cirurgião visualizar o campo cirúrgico com grande precisão, o que facilita a a realização da cirurgia;
● Sangramento menores – ao logo de todo procedimento cirúrgico;
● Recuperação rápida – retorno as atividades diárias de forma mais precoce;
● Possibilidades de altos índices de cura – com a permanência da continência urinária;
● Ótimas chances do paciente continuar potente – com a preservação do feixe vásculo-nervoso da próstata.
A cirurgia robótica é minimamente invasiva e vantajosa; no entanto, dada a sua importância, é crucial consultar o seu médico antes de tomar uma decisão.
Qual médico faz a cirurgia robótica?
Caso o diagnóstico seja de câncer de próstata, por favor, entre em contato conosco para agendar uma consulta. O Dr. Michel Salim é urologista e especialista em cirurgia robótica, e atende na cidade de Viçosa – MG.
Os médicos Dr. Michel Salim Khouri, Dr. Gustavo Marelli, Dr. Admardo de Almeida, Dr. Victor Rugani e a enfermeira chefe Laís Tolentino formam a nossa equipe de cirurgia robótica especializada.
Realizamos cirurgias em 2 hospitais excelentes: Vila da Serra e Materdei em Belo Horizonte.
Informações adicionais : Plataforma robótica Da Vinci robôs XI e SI