Cirurgia minimamente invasiva

Cirurgia Minimamente Invasiva: o que é e quais são os benefícios?

A medicina vem desenvolvendo tecnologias cada vez mais avançadas para tornar os procedimentos cirúrgicos cada vez mais seguros e menos invasivos para todos. Toda esse avanço foi desenvolvido com o intuito de melhorar os resultados estéticos da pele ,uma recuperação mais rápida com menor tempo de internação e necessidade mínima de analgésicos no pós-operatório.

Tratamento para cálculo renal com laser

Considerada uma dor extremamente desconfortável, a cólica causada por cálculo renal é um pesadelo na vida de qualquer paciente e, às vezes, a cirurgia para cessar esse desconforto pode ser extremamente invasiva. O cálculo renal, popularmente conhecido como pedra nos rins, é causada pelo acúmulo de substâncias no trato urinário e nos rins, que se cristalizam com o tempo. Os principais sintomas são dor lombar intensa, náuseas ,vômitos, sangue na urina e em casos mais graves febre com infecção urinária. Já existe um procedimento que melhora todo esse processo: o tratamento com retirada do cálculo renal através do Laser.

Como é feito o procedimento?

A cirurgia de retirada do cálculo renal quando bem indicada é muito eficiente,trazendo bons resultados. Após paciente anestesiado no bloco cirúrgico, uma pequena câmera, conhecida como ureteroscópio semi-rígido ou flexível, é inserida ao longo do aparelho urinário uretra, bexiga, ureter e rim. Junto ao ureteroscópio é colocado um cabo de fibra de laser ultrafino onde o raio laser é disparado sobre os cálculos, fazendo com que ele seja fragmentado e pulverizado sendo expelidos na urina ou retirados com instrumental.

Quais são os benefícios?

São diversos os benefícios proporcionados por esse tipo de procedimento.
Confira:

● Rápida recuperação após o procedimento.
● Nenhum impacto estético no local (ausência de cicatriz)
● Apenas 12 a 24 horas de internação
● Menos dor
● Menos chances de sangramento
● Menor utilização de analgésico para o pós-cirúrgico.

Cirurgia Endoscópica da Próstata ( RTU de Próstata )

Um outro tratamento com impacto mínimo é a cirurgia endoscópica da próstata, utilizada na hiperplasia prostática benigna. um tipo de crescimento natural da próstata. A doença causa dificuldades na passagem da urina pela uretra, gerando alguns sintomas como diminuição da pressão do jato urinário, dificuldade para urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, nictúria ( acordar várias vezes a noite para urinar ) e urgência miccional. Para um tratamento menos invasivo da enfermidade, foi criada a cirurgia endoscópica da próstata.

Como é feito o procedimento?

Após paciente ser anestesiado no bloco cirúrgico é introduzido na uretra um aparelho chamado ressectoscópio por onde será retirada o excesso da glândula prostática que está comprimindo a uretra e causando a obstrução urinária . Todo o procedimento é realizado sem cortes na pele.
Podemos realizar este procedimento com diversas fontes de energia.
– RTU de Próstata Monopolar
– RTU Bipolar
– Vaporização da Próstata
– RTU a Laser

Quais são os benefícios?

● Rápida recuperação pós-cirúrgica.
● Nenhum impacto estético no local (ausência de cicatriz)
● Apenas 24 a 48 horas de internação
● Menos dor
● Menos chances de sangramento
● Vida sexual normal .

Cirurgia videolaparoscópica em Urologia

Passar por uma cirurgia pode causar certo temor em pacientes por, normalmente, serem procedimentos invasivos e complexos. A videolaparoscopia torna-se uma opção de tratamento menos invasivo e com excelentes resultados estéticos sendo indicada para diagnóstico e tratamento de diversas patologias.

O que é?

Através de uma câmera e de instrumentais delicados o cirurgião e sua equipe conseguem visualizar com maior clareza e operar inúmeras doenças que antes eram tratadas com grandes incisões (aberturas ) na pele. Todos o material é conectado a um sistema de fibras ópticas e microcâmeras que permite aumentar as imagens da área em até 20 vezes, enquanto tudo é projetado em um monitor.É importante salientar que esse procedimento cirúrgico é sempre realizada com o paciente sob efeito de anestesia exigindo, portanto, de internação hospitalar. Além disso, é necessária a realização de todos os exames pré-operatórios necessários.

Indicações:

Podemos listar algumas como Cirurgia de Pieloplastia, Tumor de próstata, tumores renais, cálculo de pelve renal e ureter, nefrectomias e reimplante ureteral.

O grande benefício das cirurgias vídeo-laparoscópicas é proporcionar cirurgias com a mesma eficiência e segurança daquelas feitas de modo convencional, porém com menos dor e desconforto para os pacientes. Confira todos os benefícios da cirurgia videolaparoscópica:

● Menos dor no pós-operatório .com alta hospitalar mais precoce
● Ferida de pós-operatório com melhores resultados estéticos
● Retorno a suas atividades diárias e alta hospitalar mais precoces.
● Menor sangramento e trauma ao organismo
● Menor utilização de analgésico.