Incontinência urinária

INCONTINÊNCIA URINÁRIA

OQUE É: É a perda involuntária da urina pela uretra. Afeta pessoas de ambos os sexos em diferentes faixas etárias. A incidência aumenta progressivamente com a idade. É um problema comum e muito constrangedor.

A incontinência urinária atinge 10 milhões de brasileiros de todas as idades, sendo duas vezes mais comum entre as mulheres. É um problema que afeta todas as faixas etárias, mas acomete mais a população idosa.

É considerada uma das principais causas de depressão levando a um grande impacto na qualidade de vida das pessoas.

TIPOS:

Incontinência urinária de esforço

A incontinência de esforço acontece quando a pessoa perde urina ao fazer esforços como: Espirrar, tossir, rir, levantar peso, subir escadas, fazer atividades físicas, mudar de posição .

Geralmente está associada a uma fraqueza da musculatura e ligamentos de todo assoalho pélvico. Esse tipo de incontinência é mais comum entre mulheres que tiveram vários filhos ou em casos de trabalho de parto demorado.

Incontinência urinária de urgência

Trata-se de um forte e súbito desejo de urinar incontrolável havendo a perda urinária antes de chegar ao banheiro . Isso pode acontecer mesmo quando você tem apenas uma pequena quantidade de urina na sua bexiga. A síndrome da bexiga hiperativa é a principal causa da incontinência de urgência. Alguns alimentos podem estimular esse processo :

Alcool, café, Chá com cafeína, chocolates, refrigerantes, alimentos mais ácidos e cítricos.

Incontinência urinária por transbordamento

Esse tipo de incontinência ocorre quando a bexiga está sempre cheia, ocorrendo vazamentos. Também pode acontecer de a bexiga não se esvaziar por completo, o que leva ao gotejamento.

Incontinência urinária mista

Existe nestes casos uma associação da incontinência urinária de esforço e urgeincontinência..

CAUSAS E FATORES DE RISCO

Gravidez

Parto

Envelhecimento

Menopausa

Histerectomia

Aumento da próstata

Obesidade: o peso extra aumenta a pressão sobre a bexiga e os músculos do assoalho pélvico

Obstrução do trato urinário

Traumatismo Raquimedular

Distúrbios neurológicos, como: esclerose múltipla, doença de Parkinson, e AVC

Infecção do trato urinário

Prisão de ventre

Estresse emocional

A incontinência urinária também pode ser uma condição persistente causado por problemas físicos subjacentes ou alterações.

DIAGNÓSTICOS E EXAMES

Primeiramente o médico deve ser consultado onde será realizado um exame físico direcionado e uma anamnese completa e individualizada.

Alguns exames podem ser pedidos, tais como:

Exame de urina: importante para descartar infecção urinária ou sangue

Diário Miccional: durante 3 dias, deve ser anotado o quanto o paciente ingere de liquido, quantas vezes urina, a quantidade de urina produzida, se houve vontade de urinar e o número de episódios de incontinência

Exame Urodinâmico Completo: Avalia de forma objetiva a capacidade da bexiga , seu funcionamento , fluxo urinário e hiperatividade da bexiga

Cistoscopia: é indicada em poucos casos principalmente quando relacionado a alterações da próstata

Ultrassonografia: trata-se de um exame indolor importante para avaliar as vias urinárias como um todo e o resíduo de urina pós-miciconal

TRATAMENTOS E CUIDADOS

Tratamento de Incontinência urinária

Técnicas comportamentais

Fisioterapia do assoalho pélvico

Estimulação elétrica

Anticolinérgicos, Estrogênio tópico , entre ourtos

Terapias de intervenção

Toxina botulínica tipo indicada para casos mais severos de bexiga hiperativa com urgeincontinência.

Cirurgia

– Sling: Hoje considerado o tratamento minimanete invasivo mais indicado para incontinência urinária de esforço.

Material feito de tecido sintético ou do próprio organismo aplicada em torno da uretra com o intuito de estabiliazá-la, principalmente quando tossir ou espirrar.

Entramos em contato

Preencha os campos do formulário abaixo e, em breve, entraremos em contato com você.