Também chamada de cirurgia esterilizadora masculina a vasectomia é um procedimento relativamente simples de pequeno porte.
Trata-se da ligadura e secção dos canais deferentes bilateralmente impedindo a saída de espermatozoides juntos ao esperma ejaculado.
Pode ser realizada com anestesia local tópica na bolsa testicular ou associada a sedação anestésica.
MITOS E VERDADES:
1 – Vasectomia causa impotência.
MITO – este procedimento não manipula os nervos responsáveis pela ereção e nem a função testicular que produz os hormônios masculinos.
2 – A ejaculação fica comprometida.
MITO – A ausência de espermatozoides no esperma é praticamente imperceptível visto que o líquido prostático continua a ser produzido.
3 – É uma cirurgia complicada.
MITO – Pode ser realizada apenas com anestesia local tendo apenas cuidados básicos de curativo e repouso relativo por 5 dias .
4 – A cirurgia e reversível.
VERDADE – Embora possa ser reversível o índice de sucesso diminui após 5 anos sem podermos precisar e garantir o sucesso de 100% .
5 – Os espermatozoides continuam a ser produzidos.
VERDADE – Os testículos mais precisamente nos túbulos seminíferos que os espermatozoides são produzidos por isso nada é alterado em se tratando de produção.
6 – Vasectomia é o mesmo de castração.
MITO – A castração trata-se de uma cirurgia onde se retira os testículos com o objetivo de parar a produção de testosterona e/ou para tratamento de câncer de testículos.