Telefone

(31) 3892-4885

WhatsApp

(31) 9 8885-4885

E-mail

dr.michelsalim@gmail.com

Câncer de próstata

Câncer de próstata

CÂNCER DE PRÓSTATA

OQUE É: O câncer de próstata se forma quando as células da próstata começam a crescer fora de controle. É o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele, e é a segunda causa de morte por câncer na América.

O principal fator de risco é a história familiar de primeiro grau (pai ou irmão com câncer de próstata) outros fatores : Obesidade, sedentarismo e consumo excessivo de gordura saturada.

SINTOMAS: Em uma fase inicial o câncer de próstata não apresenta qualquer sintoma. Nos casos de câncer sintomático, o paciente se queixa de dificuldade para urinar, jato urinário fraco, sangue na urina podendo ocorrer dor óssea nos casos de metástases para os ossos.

DIAGNÓSTICO

PSA – Antígeno Prostático Específico- O PSA é um antígeno específico da próstata, que pode estar normal ou aumentado e a dosagem é realizada por amostra de sangue. Quando elevado pode indicar um problema de funcionamento da próstata, mas não é suficiente para diagnosticar o câncer. Para isso é necessário realizar exames complementares. O teste de PSA é indicado a partir dos 40 anos.

TOQUE RETAL: É muito importante para avaliar características da próstata como o tamanho, consistência, pontos endurecidos, volume e mobilidade. Deve ser realizado mesmo com PSA normal.

BIÓPSIA: Em caso de toque anormal e/ou PSA elevado, o paciente deverá ser submetido a uma biópsia prostática guiada por ultrassonografia transretal. A biópsia consiste em coletar fragmentos da próstata e analisá-los em laboratório para estudar os tipos de células contidos nos fragmentos coletados. Este é o exame que permite confirmar a presença do câncer.

TRATAMENTO:

Quando descoberto em uma fase mais inicial o câncer de próstata tem excelentes chances de cura através da cirurgia de prostatectomia radical.

Hoje essa cirurgia pode ser realizada por via aberta tradicional, vídeo-laparoscopia e robô assistida.

Em casos muito selecionados podemos realizar o tratamento com radioterapia prostática associada ou não à hormonioterapia.

Mais importante que o tratamento é a profilaxia realizada com exame de próstata anualmente com PSA e toque retal. Hábitos de vida saudável, atividade física regularmente e uma alimentação equilibrada podem ajudar em muito na prevenção.

Compartilhe nas redes sociais

Entramos em contato

Preencha os campos do formulário abaixo e, em breve, entraremos em contato com você.
Olá, como podemos te ajudar?